Que tipo de rádio? 

Portátil = mobilidade no dia a dia, agilizando processos e decisões.
Acessórios recomendados: baterias sobressalentes em caso de troca de turno ou alto fluxo de comunicação e fones de ouvido com microfone de lapela para privacidade.

Móvel = comunicação em carros, caminhões e máquinas (empilhadeiras, portainers).
Acessórios recomendados: PTTs de pé ou microfones com recurso vox (quando aplicável).

Fixo = ampliação do alcance para comunicação em bases montadas em escritórios ou canteiros.
Acessórios recomendados: microfones de mesa ou PTTs de pé.

→ Considere também a implantação de console para enviar mensagens do seu computador (via rede/internet), além de ter as conversas gravadas.

Quantos canais?

Varia de acordo com a quantidade de usuários e setores. Os rádios mais simples possuem 16 canais, mas não significa que 16 setores ou grupos (1 em cada canal) operem em um sistema convencional ou troncalizado que possua frequências e licenças disponíveis, como veremos abaixo.

Sistema convencional ou troncalizado?

Convencional ponto a ponto: você simplesmente distribui até 16 canais (como citado acima) para os usuários (até 16 grupos de conversação). Convencional com estação repetidora: 1 canal que potencializa a cobertura para todos. Troncalizar significa compartilhar frequências (a distribuição automática e dinâmica de uma pequena quantidade de canais entre um grande número de usuários). É recomendável troncalizar quando se tem 50/70 usuários por canal. A infraestrutura é mais complexa: rack com repetidoras, controlador, multiacoplador, combinador, no break… Há necessidade de instalar torre(s) com aterramento para as antenas e container ou sala para abrigar os equipamentos que compõe o sistema. Atenção especial para treinamento junto aos usuários, pois pode gerar uma espécie de fila de espera (canais ocupados).

› Continua: clique na página 3 (abaixo).